Canto do Rio FC

Rua Visconde do Rio Branco, nº 701, Centro - Niterói - RJ

História

O dia 14 de novembro de 1913 entra para a história do Cantusca como a data oficial da sua fundação. Quatro garotos com idades entre nove e treze anos se reúnem para criar o Canto do Rio Foot-ball Club, tendo como meta o futebol infantil. Seus nomes: Hugo Mariz de Figueiredo (o primeiro presidente do Cantusca), Cyro Domingues (criou o nome Canto do Rio), Ary Gurjão e Adail Figueiredo.

Em 1918, o Cantusca deixaria de atuar somente no futebol infantil e logo se tornaria o time mais popular de Niterói, disputando o campeonato municipal e conseguindo, em 1933, o seu primeiro título como campeão niteroiense: “Representante Oficial do Estado do Rio/AFEA”.
O clube foi um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos (AFEA), que se tornaria, posteriormente, a Federação Fluminense de Desportos, organizadora do futebol do antigo Estado do Rio de Janeiro. Atuou na primeira divisão do futebol profissional, de 1941 a 1964, época em que ficou conhecido como “O Mais Querido da Cidade Sorriso”.
A despedida do Estadual veio em 1964. Após a criação do estado da Guanabara em 1960, um decreto do Conselho Nacional de Desportos determinou que campeonatos estaduais fossem disputados por clubes locais. Mesmo assim, o Canto do Rio ainda disputou por mais quatro anos.
A última partida na primeira divisão aconteceu em 12 de dezembro de 1964. O jogo aconteceu em General Severiano contra a Portuguesa. A vitória ficou com o time adversário que marcou 2 a 1 no Cantusca. O gol de honra foi marcado pelo camisa 8, Jardel, meia-direita. O time era composto por: Jaeder, Osvaldo, Martins, Nogueira, Decio, Niraldo, Jardel, Antônio Carlos, Fernando, Ramos e Ramon.
Em 1987 o clube retornou de maneira modesta, disputando campeonatos de terceira divisão, mas por questões financeiras, havia anos que não conseguia participar. Isso aconteceu até 2010, quando o clube teve que novamente se afastar das atividades profissionais.
Finalmente, em 2018, o Cantusca conseguiu retornar ao cenário profissional, com uma estrutura organizada e metas claras. Os principais objetivos são retornar à primeira divisão do Carioca, ficar entre os dez melhores do estado, se classificar para a Série D do Brasileiro e Copa do Brasil e posicionar a marca do clube, como uma referência no cenário esportivo.
Além do futebol, nos tempos áureos, o Cantusca formou muitos atletas que se destacaram em várias modalidades esportivas como na natação, no polo aquático, no basquete, no voleibol, no futsal, tênis, judô, conquistando vários títulos que estão expostos na Sala de Troféus no andar térreo da sede.

Rua Visconde do Rio Branco, nº 701
Centro - Niterói - RJ

Secretaria: Terça à Sexta de 8 às 19h
Sábado, Domingo e Feriado de 8h às 17h

Envie sua mensagem

Preencha o formulário abaixo e envie sua mensagem para o
Canto do Rio FC

Invalid Email
Please check the captcha to verify you are not a robot.