Grupo de Regatas Gragoatá

Rua Coronel Tamarindo nº 69 - Gragoatá, Niterói, Rio de Janeiro

História

Grupo de Regatas GragoatáO Grupo de Regatas Gragoatá é um dos primeiros clubes de remo do Brasil.

Foi fundado em 5 de fevereiro de 1895, época em que floresceram inúmeras outras agremiações de remo de norte a sul do Brasil. Promoveu a fundação de outros clubes esportivos, participou intensamente das competições esportivas, fez-se representar nas federações de remo.

A fundação do Grupo tem origem nas idéias do Sr. Francisco de Paula Costa, que junto com outros doze remadores batalharam para a construção deste Grupo. A partir da escolha do nome, das cores e o escudo, se inaugura à sede social e se escolhe a primeira diretoria, que fica sob a presidência de Vila Bella E Silva. Adiante, a dissolução do Club Veteranos do Remo, incrementa o Club de Regatas Boqueirão do Passeio com associados e embarcações, tendo sempre obtido vitórias em sua história.

BALEEIRA ALPHA

O primeiro clube brasileiro a ganhar uma competição de remo com a Baleeira Alpha, o Grupo de Regatas tornou-se o primeiro clube campeão de remo do Estado do Rio de Janeiro, em competição promovida pela União de Regatas Fluminense, em 5 de junho de 1898, durante o 1° Campeonato de Remo do Rio de Janeiro. A premiação ocorreu em 14 de maio de 1899, tendo sido o Grupo agraciado com um guarda-patrão de madeira com engastes de prata. A vitória da embarcação marcou a história do Gragoatá pois, a partir daí, definiu-se a linha náutica da agremiação esportiva, passando a ocupar posições cada vez mais destacadas no contexto da história dos esportes náuticos do Brasil.

A baleeira “Alpha” foi o barco vencedor de inúmeras regatas e fez história. Hoje encontra-se, conservada como relíquia e tombada pelo poder público municipal, na sede náutica do clube. Os associados mais antigos contam inúmeras histórias de glórias e vitórias alcançadas com a “Alpha”. Em jornais da década de 1950 encontramos notícias sobre o veterano Grupo de Regatas Gragoatá, que relatam a participação dos “maçaricos” nas regatas em Niterói e no Rio de Janeiro ou como organizadores desses mesmos eventos, até a implementação do aterro da Praia Grande na década de 1970, que encerrou de vez suas atividades de remo.

Rua Coronel Tamarindo nº 69 - Gragoatá
Niterói - Rio de Janeiro

Secretaria: (21) 2719-2773

Terça a sexta, das 09:30 às 18:00
Sábado, das 09:00 às 20:00
Domingo, 10:00 às 20:00

Envie sua mensagem

Preencha o formulário abaixo e envie sua mensagem para o
Grupo de Regatas Gragoatá

Invalid Email
Please check the captcha to verify you are not a robot.