Nota Pública da Associação dos Clubes de Niterói – Bandeira Amarela 2

No último dia 24 de junho reuniram-se os representantes dos Clubes que compõe a Associação dos Clubes de Niterói (ACN): Praia Clube São Francisco, Canto do Rio Foot-Ball Club, Clube Central, Clube Naval, Iate Clube Icaraí, Jurujuba Iate Clube e Clube Português. A pauta principal da reunião foi a alteração do estágio de alerta na cidade. O estágio de ALERTA MÁXIMO (Bandeira Amarela) passou a permitir a reabertura dos clubes, mas apenas para práticas esportivas individuais.

Para além dos Decretos Municipais 13.604/2020 e 13.643/2020, foi apresentada a NOTA TÉCNICA da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que demarca uma série de proibições nas atividades sociais e esportivas. Diante das restrições impostas, para a defesa da vida e da saúde da população, cada um dos representantes dos clubes informou acerca das dificuldades encontradas e das medidas adotadas em suas sedes em respeito às normas sanitárias.

Os Clubes reunidos reafirmaram então o compromisso pelo fiel cumprimento das leis e normas, apoiando as medidas sanitárias e mantendo fechadas todas as atividades de lazer. Conforme estabelece a Nota Técnica da FMS, encontra-se vedado o uso de piscinas para lazer, assim como a reabertura de Bares e Restaurantes no interior dos clubes, com a proibição de qualquer consumo no local, além da proibição do uso de saunas e hidromassagem, bem como de parquinhos, equipamentos de ginástica ao ar livre, e de sinuca, jogos de tabuleiros, cartas e espaços afins.

Desta forma, neste estágio de ALERTA MÁXIMO, observadas as dimensões e as dificuldades de adaptação imediata de cada sede, a reabertura e retomada da frequência social se torna inviável e assim a maioria dos Clubes serão mantidos FECHADOS pelo menos até que novas regras sejam estabelecidas.

Optaram por abrir atividades restritas apenas algumas agremiações que possuem piscinas olímpicas e semi olímpicas, exclusivamente para a prática de natação, atendendo aos critérios contidos na Nota Técnica citada, mantendo a distância mínima de 2m no interior da água. Da mesma forma, os clubes que possuem área náutica irão reabrir tão somente estes espaços atendendo aos critérios sanitários, garantindo o acesso às embarcações desde que respeitadas as normas específicas estabelecidas para cada sede.

Por fim, buscando avançar de fato para o estabelecimento de um “novo normal” a Associação dos Clubes de Niterói irá buscar novamente o Poder Público municipal para estabelecer um espaço permanente de diálogo a fim de apresentar novas sugestões que viabilizem a retomada gradual de novas atividades, como o estabelecimento de critérios mínimos de funcionamento de bares e restaurantes (pague e leve) dentre outras, garantidas as medidas de proteção da saúde tanto de sócios quanto de funcionários.

Niterói, 25 de junho de 2020

Henrique Miranda Santos